Menu Fechar

Pense nas suas poupanças

Consolidação de Crédito

A consolidação de crédito é um crédito que consiste em juntar todos os seus créditos num único que, por norma, tem melhores condições. Ou seja, em média, beneficia de uma única prestação, mais baixa do que o montante total das suas prestações de crédito. Na verdade, através da consolidação de créditos pode reduzir as suas prestações mensais até 60%.

Como o nome indica, a consolidação de créditos requer ter vários créditos. Isto significa que além do seu crédito habitação, precisa de, no mínimo, ter mais dois créditos em curso. Por norma, estes dois estão associados a cartões de crédito, mas também pode incluir outro tipo de créditos pessoais sem finalidade ou crédito automóvel.

Saiba o que deve ter em conta antes de tomar a sua decisão

O crédito consolidado é um produto que pode ser bastante vantajoso para quem tem vários créditos.

Além da consolidação de crédito poder reduzir as suas despesas nos momentos de maior aperto, também poderá ser uma solução mesmo tendo as suas finanças de boa saúde.
Neste último caso, por norma, quem recorre a este tipo de crédito procura ganhar folga no seu orçamento familiar.

No entanto, se está a pensar recorrer à consolidação de crédito para reduzir as suas despesas, primeiro, deverá saber como funciona este crédito. O que implica, e porque pode poupar muito dinheiro .

É preciso estar consciente que para ter luz verde no seu crédito consolidado precisa de cumprir alguns critérios. Por exemplo, se estiver em incumprimento com algum banco ou já tiver o seu nome na lista negra do Banco de Portugal, o mais provável é ver o seu pedido recusado.
Ou seja, se neste momento entrou em incumprimento, primeiro precisa de liquidar as suas dívidas.
Depois, tente renegociar as suas condições contratuais junto dos bancos ou financeiras. Esta solução pode diminuir o risco que uma entidade vê na aprovação do seu crédito consolidado.

Caso tenha uma taxa de esforço muito elevada atualmente, o banco até pode aceitar a consolidação de créditos.
Mas esteja preparado para apresentar garantias adicionais, como um fiador ou até ter de optar por um crédito consolidado com hipoteca.

A grande diferença entre um crédito consolidado sem hipoteca e um crédito consolidado com hipoteca é que, neste último, é utilizado um imóvel como garantia. O imóvel usado para a hipoteca pode ser a sua habitação própria, ou habitação secundária ou até um imóvel de um familiar.

Porque aumenta a probabilidade de ver aprovada a consolidação dos seus créditos. Além disso, o crédito consolidado com hipoteca dá-lhe a possibilidade de poupar ainda mais no total das suas prestações, pois a taxa de juro aplicada costuma ser mais baixa ou pode conseguir alargar o prazo do contrato. Por exemplo, neste caso a redução pode chegar até aos 70%.

Contudo, tenha em conta que se entrar em incumprimento, o banco fica com o imóvel. É preciso ainda relembrar que embora exista uma redução significativa das prestações mensais com qualquer tipo de crédito consolidado, deve criar uma estratégia para essa poupança.

Afinal, em alguns casos, está a aumentar o tempo de alguns créditos, o que a longo prazo gera um montante de juros mais elevado.

Quando se consegue a aprovação de um crédito consolidado, todas as suas prestações são reduzidas a uma só. E a esta prestação é aplicada uma taxa de juro única. Para quem tem vários créditos, principalmente referentes a cartões de crédito, a taxa de juro aplicável no consolidado é bem mais baixo.

Tendo em conta os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal, a TAEG máxima que pode ser aplicada num crédito consolidado no 4º trimestre de 2022 é de 13,3%. No entanto, muitas entidades praticam valores muito inferiores ao limite máximo, consoante as garantias, a quantidade e finalidade dos créditos e o capital em dívida. Já no caso dos cartões de crédito, no 4ºtrimestre de 2022, a TAEG pode chegar a 16%.

Importância da Consolidação de Crédito

Esta é uma forma de garantir-lhe estabilidade perante uma situação de desemprego. No entanto, se surgir um imprevisto, este fundo também pode cobrir esse tipo de despesas, como o arranjo do seu carro ou até despesas inesperadas de saúde.
Por exemplo, se rescindiu o seguro de saúde esta poupança pode ajudá-lo a contratar esses serviços/produtos de volta.

O ato de juntar todos os créditos num único, é visto muitas vezes como o último recurso em casos extremos de endividamento. Mas a verdade é que não precisa de ser assim.

Existem diversos casos em que a consolidação surge como uma oportunidade para ganhar alguma folga orçamental ou simplificar todos os processos e pagar apenas uma mensalidade. Seja como for, o resultado da consolidação de crédito é sempre poupança.

Gostaria de saber mais?

Temos uma equipa totalmente disponível para lhe ajudar de qualquer forma. Deixe o seu contacto ou contacte-nos através do nosso Facebook ou por um dos métodos abaixo.