Menu Fechar

Pense nas suas poupanças

Transferência de Crédito

O Crédito Habitação é um produto em que é possível poupar muito dinheiro em juros. Uma pequena diferença na alteração do spread e nas condições ou produtos contratados pode gerar uma enorme poupança em juros. Porém, executar esse processo sem acompanhamento não é fácil negociar as melhores condições para o crédito habitação. A nossa equipa faz esse trabalho por si – sem custos!

Transferência de Crédito Leiria | Soluções de Crédito | dsleiria.pt

Procuramos nos vários bancos que oferecem as melhores condições para o seu caso. E, como temos acesso a canais privilegiados dos principais bancos portugueses, negociamos com eles as melhores condições possíveis de forma a conseguirmos o crédito habitação com o spread mais baixo possível. Já ajudámos centenas de pessoas a poupar, transferindo o seu Crédito Habitação.

Saiba o que deve ter em conta antes de tomar a sua decisão

Quando se fala em renegociar um crédito habitação, estamos a falar de negociar as condições contratuais de crédito já existente. Ou seja, em termos contratuais o vínculo mantem-se, não sendo assim necessário realizar um novo contrato, mesmo que as condições sejam alteradas. O que se altera nestes casos são as condições contratuais, se ambas as partes chegarem a um acordo.
No entanto, a transferência de um crédito habitação para um outro banco implica a realização de um novo contrato. E caso esteja a questionar-se o porquê desta necessidade, tudo se pretende com a própria definição do contrato de crédito e com as normas e procedimentos que este envolve.

Tendo em conta que um contrato de crédito implica que uma instituição conceda a um consumidor um crédito sob a forma de mútuo, diferimento de pagamento, crédito revolving ou outro acordo de financiamento, precisam de ser assegurados um conjunto de procedimentos porque pode poupar muito dinheiro .

Sim. 
O risco de o banco lhe conceder um financiamento vai ser novamente avaliado com a transferência do seu crédito habitação. 

Dado que a transferência para outro banco exige um novo contrato, é preciso cumprir vários procedimentos.  Mas com esta nova avaliação abre-se um leque enorme de possibilidades que podem ser benéficas para si. Apresentamos aqui um exemplo que mostra algumas vantagens fáceis de identificar. 

Após analisarmos as várias propostas, a grande vantagem de transferir o seu crédito habitação para outro banco é sem dúvida poder beneficiar de melhores condições. 

Existe a ideia de que em momentos económicos menos favoráveis, onde os juros sobem a valores mais elevados devido a uma forte subida da inflação, a transferência de um crédito habitação é uma solução pouco ou nada vantajosa.
Mas isso é completamente falso.
Embora possa beneficiar de condições mais atrativas quando transfere um crédito habitação num período económico favorável, esta é uma visão redutora da transferência de crédito.

Mas as vantagens de transferir um crédito habitação para outro banco não se prendem apenas à sua TAN. As vantagens desta alteração estão associadas a vários outros fatores:

– Possibilidade de reduzir o spread do seu crédito habitação;
– A redução do valor dos seguros obrigatórios transferindo as apólices para outra entidade;
– Supressão de produtos associados ao contrato.
– Alteração com maior facilidade do tempo do contrato;
– Nova avaliação do imóvel uma possível valorização do preço da sua casa.

Quando analisa o seu crédito habitação, a prestação mensal de crédito representa um dos maiores encargos do seu orçamento familiar.
No entanto, a contratação de um crédito não envolve só o pagamento do mesmo.
Existem dois seguros que são obrigatórios para avançar com o seu crédito: o seguro de vida crédito habitação e o seguro multirriscos.
E estes dois seguros têm um peso significativo nas suas contas mensais.

Como referimos, estes seguros podem ou não ser contratados junto do banco onde tem o seu crédito habitação. Caso beneficie de uma bonificação no spread por associar estes dois seguros ao seu contrato, certifique-se se existe uma penalização por alterar as suas apólices para outra entidade. Muitos são os bancos que aumentam o spread do seu contrato se remover estes seguros do contrato.

Contudo, se pretender transferir apenas os seus seguros para outra entidade, precisa de avaliar bem os prós e contras desta alteração.
Isto porque a penalização do spread pode afetar significativamente o custo do seu crédito.
Tendo em conta que a redução do valor das apólices pode ou não compensar.
Terá de fazer contas e comparar propostas.

Mas se optar pela transferência do seu crédito habitação para outro banco, todos estes fatores devem ser analisados antes de tomar uma decisão.
Por norma, com a transferência do crédito, terá a oportunidade de verificar várias propostas de seguros.

Um dos temas pouco falados na transferência de um crédito habitação é a possibilidade de alterar o tempo do seu contrato.
Consoante a actual situação financeira em que está, pode querer aumentar ou diminuir o prazo do seu crédito habitação.
E porque é que estas opções podem ser benéficas para si?
Porque ou pode ficar a pagar prestações mais baixas (encarecendo o valor dos juros no fim do contrato) ou diminuir o valor final do seu crédito habitação (pagando prestações mais elevados, mas diminuindo os juros).

Se mantiver as mesmas condições de crédito, o aumento do tempo encarecesse sempre o valor final a pagar por um crédito. Afinal, se o prazo de reembolso é mais longo, a amortização de capital é mais lenta. E isto significa que que vai pagar mais juros ao longo de todo o contrato.

Agora, se precisa de uma folga extra no seu orçamento mensal, reduzir as despesas com a mensalidade do crédito pode garantir-lhe outro tipo de segurança. Por exemplo, se está em risco de entrar em incumprimento (não conseguir pagar as suas dívidas), esta é uma das melhores soluções para evitar uma situação de endividamento.

Os documentos que envolvem a transferência de um crédito habitação, saiba que a maioria dos documentos são idênticos aos que entregou para a aprovação do empréstimo para comprar a sua casa.
Deixamos aqui um exemplo, e ter uma ideia dos documentos que são pedidos numa transferência de crédito

– Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal;
– Última declaração de IRS e nota de liquidação;
– Recibos de vencimento dos três últimos meses;
– Extratos bancários dos últimos meses;
– Documento de identificação e comprovativo de morada;
– Comprovativo de IBAN;
– Declaração da entidade patronal sobre a sua situação profissional;
– Cópia da escritura da sua casa;

Entre outros documentos que podem ser exigidos, consoante as garantias e o tipo de financiamento.

Procura melhores condições de Crédito?

Nos dias que correm, vários são os clientes que procuram constantemente melhores condições nos seus contratos crédito. E nos produtos financeiros o cenário não é diferente.
Muitas vezes, a renegociação de um crédito habitação junto do próprio banco não corresponde às suas expetativas enquanto titular. Logo, existem duas hipóteses: conformar-se com a proposta do banco ou tenta obter melhores condições junto de outro banco .
Na maioria dos casos, a transferência de um crédito habitação para outro banco acaba por compensar muito mais, podendo mesmo permitir poupar milhares de euros.
Contudo, nem sempre é possível obter as melhores condições com a transferência do crédito habitação. Por isso, é necessário analisar várias propostas, ver se existem custos envolvidos e se esta alteração vai de encontro do objetivo principal. 
Se tem dúvidas sobre o que é uma transferência de crédito habitação e o que envolve, contacte-nos .

Gostaria de saber mais?

Temos uma equipa totalmente disponível para lhe ajudar de qualquer forma. Deixe o seu contacto ou contacte-nos através do nosso Facebook ou por um dos métodos abaixo.